Invisalign: entenda o sistema atóxico e seguro, aprovado pela FDA, para correcção de dentes e maxilares

Dr. Pedro Costa Monteiro

Dr. Pedro Costa Monteiro

Invisalign || Diamond Apex

Uma dúvida cada vez mais frequente quando falamos de Alinhadores Dentários:  Quais os componentes do Plástico? Os alinhadores transparentes têm BPA´s?

Eu utilizo em exclusividade produtos #Invisalign. Não apenas por ser a marca mais reconhecida, mais antiga e com mais casos tratados em todo mundo, mas também pela segurança que oferece aos Médicos e pacientes.

Os alinhadores Invisalign são feitos de polímeros termoplásticos de alto peso molecular. Eles passaram por muitos testes de biocompatibilidade e são aprovados pela FDA para uso de longo prazo dentro do corpo humano.

Eles são isentos de epóxi, BPA, BPS e látex. Portanto, não há preocupações em torno da utilização desses produtos químicos.

Durante muitos anos a solução mais simples para corrigir os dentes era o aparelho fixo. Felizmente os alinhadores Invisalign apareceram como alternativa para os pacientes, usando uma série de alinhadores transparentes não tóxicos para reposicionar os dentes tortos e movê-los gradualmente de volta à sua posição correta. No entanto, apesar de seu sucesso, muitos pacientes atuais ou potenciais utilizadores de Invisalign ficam preocupados com a potencial toxicidade do BPA quando ouvem a palavra “alinhadores de plástico transparente”. 

Como resultado, muitos pacientes perguntão: “O Invisalign tem BPA?”

Invisalign não contém BPA e é uma solução atóxica e confiável para correcção de dentes e maxilares. 

Invisalign não sofre o tipo de infiltração e quebra de BPA encontrados em alguns recipientes de plástico.

Embora tenha sido declarado seguro pela FDA, é compreensível que as pessoas hoje, tenham dúvidas sobre qualquer coisa que colocam no sseus corpos ou bocas.

O que é BPA?

O BPA (bisfenol A) é um produto químico industrial usado em muitos produtos comerciais, incluindo recipientes para alimentos e produtos de higiene, bem como alimentos enlatados, CDs, DVDs, equipamentos médicos, recipientes, eletrônicos domésticos e alguns selantes de obturação dentária.

Descoberto na década de 1890, o uso do BPA nos Estados Unidos creceu na década de 1950, quando os fabricantes perceberam que ele poderia ser combinado com outros compostos para criar plásticos mais fortes.

As próximas três décadas encontrariam novas aplicações para o BPA, tornando seu uso em bens domésticos mais difundido.

Apesar da aprovação da FDA (Food and Drug Administration), o debate sobre o BPA estourou entre os anos 1980 e 2000, quando membros de grupos de defesa compartilharam suas preocupações sobre a toxicidade do BPA. Durante esse tempo, vários estudos alegaram que o Bisfenol A estava relacionado à obesidade, infertilidade, diabetes e outros problemas de saúde. Esses relatórios sugeriram que o BPA entrou no corpo por meio da dieta. Por exemplo, por meio de alimentos enlatados ou recipientes feitos com microondas, onde o BPA se infiltrou nos alimentos.

O Invisalign tem BPA?

Invisalign não contém bisfenol A ou plastificantes de ftalato, que são comumente encontrados em plásticos contendo BPA. Em vez disso, o Invisalign é feito de um plástico transparente e flexível composto de resinas de alto poliuretano de grau médico, que servem como uma alternativa não tóxica ao BPA. 

Ortodontistas e outros profissionais da área médica relataram, repetidamente, que o Invisalign permanece incrivelmente seguro.

Por que as pessoas online estão preocupadas com o BPA?

Infelizmente, há muitas marcas brancas, alinhadores feitos sem as condições necessárias onde podem ser utilizados materiais não aprovados pela FDA. Isso faz com que a ansiedade dos pacientes cresça depois de ler informações controversas. Portanto, às vezes pode ser um desafio para os pacientes selecionar o aparelho que pretendem utilizar. É recomendável que os pacientes que procuram respostas sobre a toxicidade do BPA falem diretamente com um profissional médico ou ortodontista.

Invisalign tem um histórico comprovado de segurança

Livres de preocupação com o BPA, 10 milhões de pacientes escolheram o Invisalign como sua escolha para correção de dentes e maxilares. Os materiais Invisalign sem BPA corrigem os dentes tortos, aplicando alinhadores de plástico que funcionam como protetores bucais, deslizando confortavelmente sobre os dentes. 

Um estudo de 2014, publicado no The American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopaedics, verificou que os materiais Invisalign não demonstraram níveis mensuráveis ​​de BPA.

Como Invisalign não contém BPA, os pacientes podem manter um estilo de vida normal com segurança. Isso torna o Invisalign uma opção agradável e extremamente segura.

Dicas bónus:

Cuidado com os alinhadores dentários de marca branca.

O mercado mundial de ortodontia com alinhadores dentários está em crescimento exponencial.

As marcas mais populares de alinhadores dentários são sujeitas as grandes medidas de segurança e são aprovadas pela FDA. Contudo estão a aparecer no mercado sistemas low-cost não sujeitos as aprovações necessárias.

Não escolha o seu tratamento baseado no preço.

Procure um ortodontista certificado e que utilize uma das marcas seguras e com aprovação FDA.

Dr. Pedro Costa Monteiro

Médico Dentista | Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial | Invisalign® Diamond II Provider | Speaker Internacional oficial da Invisalign®.